sobre

mobiliário moderno e contemporâneo brasileiro

Uma das principais galerias de design do Brasil, o Mercado Moderno tem tido papel de destaque no recente processo de valorização global do móvel brasileiro moderno. Sua fundação, em 2001, coincidiu com o momento em que se iniciava, após duas décadas de ostracismo, uma revisão história no Brasil sobre esta rica produção do período entre os anos 1940 e 1970. Grande parte de seu acervo foi adquirido em leilões de antigas empresas, em que poucas peças eram especificadas e não havia parâmetros de valor. A empreitada envolvia um árduo trabalho de investigação, em contato com designers, herdeiros e especialistas, contraposto pelo deslumbre de descobrir pequenos tesouros a cada dia. Essa foi – e é ainda hoje – a rotina dos sócios-fundadores, Rosana Vicente, Alberto Vicente e Marcelo Vasconcellos, num percurso que os consolidou como especialistas de referência no mercado nacional e internacional. E se desdobrou em diversas ações, para registrar, ampliar e disseminar o conhecimento adquirido, como a organização e apoio de algumas das obras fundamentais da literatura sobre o assunto e a curadoria de exposições em instituições de referência de diversas cidades brasileiras.

Nesta trajetória, a galeria se aproximou também dos principais nomes da produção contemporânea de design brasileiro, e hoje representa algumas das iniciativas mais criativas e consistentes neste segmento, entre eles Mameluca Studio, Alê Jordão, Hugo França, Ines Schertel, Rodrigo Simão, Gustavo Bittencourt, Guto Índio da Costa, Rodrigo Ohtake e Alander Espécie.

A partir de sua filial americana, o Mercado Moderno amplia sua presença global e está apto a comercializar diretamente seu catálogo em todo o mundo. Em seu casarão na Lapa, no Rio de Janeiro, a galeria continua a receber clientes aficionados por design, arquitetos, designers de interiores e colecionadores que podem apreciar um conjunto único de móveis, peças únicas e objetos raros, garimpados pelos proprietários. Visite nosso portfólio e veja as últimas aquisições, além de criações de designers-artistas como Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi e José Zanine Caldas.

Marcelo Vasconcellos

Sócio

marcelo@memobrasil.com

Alberto Vicente

Sócio

alberto@memobrasil.com

Rosana Vicente

Sócia

rosana@memobrasil.com

João Pedro Vicente

Acervo

jplv@memobrasil.com

Alexandre Soares

Restauro

feiras internacionais